As pragas e o agronegócio

O javali, javaporco e a capivara

Resumo do texto realizado pela inteligência artificial

O javali é uma espécie exótica de grande porte, com machos pesando entre 50 e 250 kg e fêmeas entre 40 e 200 kg.

Pode atingir até 1,25 m de altura no garrote e 350 kg em casos raros. Possui dentes caninos grandes usados para defesa e ataque, além de força muscular que lhe permite cavar solo duro e levantar pedras pesadas.

Corre a até 40 km/h e salta obstáculos de até 1,5 m. Sua expectativa de vida na natureza é de 2 a 10 anos.

No Brasil, não possui predadores naturais, o que, somado à sua capacidade de cruzamento com porcos domésticos (originando o “java porco”), tem causado crescimento descontrolado da população.

Esse aumento gera sérios impactos ambientais e econômicos: destruição de lavouras (especialmente milho e soja), prejuízos à fauna e flora nativas, ataques a animais de criação e risco de transmissão de doenças graves como aftosa, tuberculose, leptospirose e raiva.

Estima-se que os prejuízos podem chegar a R$ 50 bilhões anuais caso essas doenças se espalhem pelo rebanho nacional. Predadores como onças apenas atacam indivíduos menores da espécie, evitando enfrentar machos adultos.

Parte do texto retirado do site: https://oeco.org.br/reportagens/javali-no-brasil-ta-tudo-dominado/

Resumo do texto realizado pela inteligência artificial

O javali é um animal omnívoro que passa boa parte do dia fuçando o solo em busca de alimento, preferindo raízes, frutos, sementes e invadindo lavouras como as de batata e milho. Também consome pequenos animais, ovos, insetos e carniça.

Possui comportamento sociável, formando grupos matriarcais com fêmeas e filhotes, geralmente entre 3 a 5, mas podendo chegar a mais de 20 indivíduos.

A fêmea dominante atua como guarda do grupo. Machos jovens (“barrascos”) vivem na periferia, enquanto machos adultos (“barrões” ou “varrões”) são mais solitários e podem estar acompanhados por “escudeiros”, machos mais jovens.

Como o javali é considerado uma espécie invasora e nociva no Brasil, sua caça é permitida para CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores) com registro no IBAMA.

Ao mesmo tempo, o órgão incentiva a proteção de espécies nativas semelhantes, como a queixada e o caititu.

Parte do texto retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Javali

O javali, porco exótico, está muito bem adaptado ao Brasil e apresenta altas taxas reprodutivas, com até três ninhadas por ano e até 15 filhotes por gestação, o que leva a uma explosão populacional.

Sua infestação é considerada irreversível: nunca foi erradicado de nenhum lugar onde foi introduzido, exceto em casos raros, como algumas ilhas australianas, onde a remoção foi cara, demorada e exigiu grande esforço.

Segundo Daniel Terra, da ANCC, o javali é um problema com o qual teremos que conviver permanentemente.

Parte do texto retirado do site: https://oeco.org.br/reportagens/javali-no-brasil-ta-tudo-dominado/

NO ESTADO DE SANTA CATARINA POSSUI O DECRETO N° 501. Regulamenta a lei 19.817 de 2023 que autoriza o controle populacional e o manejo sustentavel do javali europeu (sus scrofa) em todas a s suas formas e linhagens, raças e diferentes graus de cruzamentos. 

Decreto retirado do site: https://www.cidasc.sc.gov.br/defesasanitariaanimal/files/2025/03/Decreto-501-2024-de-Santa-Catarina-SC.pdf

Características das espécies

São facilmente adaptáveis. Os javalis estão presentes em quase todos os continentes, menos na Antártida. Eles se adaptam tanto ao calor quanto ao frio e podem viver no cerrado, áreas florestais, agrícolas, pântanos ou neve… –

Andam em grupo. Em geral, os javalis andam em grupos formados por fêmeas adultas e jovens, machos jovens e filhotes. Os machos adultos costumam andar mais afastados e, com isso, formam outras famílias…

Texto retirado do site: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2024/02/14/ate-270kg-e-facilmente-adaptavel-qual-a-diferenca-entre-javali-e-javaporco.htm

Foto retirado do site: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/javali-preto-andando-em-terra-batida-durante-o-dia-4JsNzY6tsyE?utm_content=creditShareLink&utm_medium=referral&utm_source=unsplash

Foto de Max Saeling na Unsplash

Foto retirado do site: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/um-grupo-de-javalis-em-um-recinto-de-zoologico-Q4rBqMLjhdM?utm_content=creditShareLink&utm_medium=referral&utm_source=unsplash

Foto de Ahmet Yüksek ✪ na Unsplash

Java porco  

Foto retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Javaporco

A capivara ou capincho

Resumo do texto realizado pela inteligência artificial

A capivara é o maior roedor do mundo, pesando entre 35 e 91 kg, com 1,1 a 1,3 m de comprimento e até 60 cm de altura.

Tem gestação de 130 a 150 dias, gerando em média quatro filhotes por ninhada. Vive em áreas úmidas da América do Sul, exceto no Chile, e se adapta bem a ambientes alterados pelo ser humano, inclusive áreas urbanas.

É um animal herbívoro, seletivo na alimentação, preferindo gramíneas ricas em proteínas, podendo causar danos em plantações próximas a rios e lagos. Vive em grupos sociais que variam de 10 a 30 indivíduos, mas podem chegar a até 100, com hierarquia entre os machos.

Devido à sua abundância e adaptação a ambientes modificados, pode se tornar praga em certas regiões.

Também é hospedeira primária do carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da febre maculosa, podendo amplificar a presença da doença no ambiente ao ser infectada e contaminando outros carrapatos que a parasitam.

Parte do texto retirado do site:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Capivara

As capivaras estão amparadas por legislação ambiental, portanto, não podem ser remanejadas. Elas estão morando em seu habitat e, por serem territorialistas, mesmo em uma hipótese de possível remanejamento, outras viriam e ocupariam o mesmo lugar”.

Parte do texto retirada do site:

https://mogimirim.sp.gov.br/noticia/view/1530/lei-ambiental-proibe-remanejamento-de-capivaras-convivio-com-animais-requer cuidados#:~:text=%E2%80%9CAs%20capivaras%20est%C3%A3o%20amparadas%20por,e%20ocupariam%20o%20mesmo%20lugar%E2%80%9D.

Resumo do texto realizado pela inteligência artificial

A capivara não é considerada uma espécie ameaçada, sendo classificada como “pouco preocupante” pela União Internacional para a Conservação da Natureza. É amplamente distribuída e adaptável, inclusive em áreas urbanas, com populações estáveis. Sua principal ameaça é a caça furtiva, voltada principalmente para obtenção de couro e carne, embora a criação em cativeiro tenha reduzido a pressão sobre populações selvagens.

A caça varia conforme a região — na Argentina é voltada à pele, e na Venezuela à carne, onde é consumida seca e salgada. O couro é usado para fabricar roupas e acessórios, e o óleo corporal tem uso medicinal em algumas áreas. Apesar disso, a carne de capivara nem sempre é bem aceita devido ao cheiro forte e possíveis reações cutâneas.

As capivaras também são caçadas por causarem prejuízos à agricultura e competirem com o gado. Em algumas regiões, a abundância de pastagens e fontes de água favoreceu o aumento populacional da espécie. No Brasil, a caça e a criação em cativeiro só podem ocorrer com autorização ambiental.

Além de seu valor econômico, a capivara é importante epidemiologicamente, pois atua como hospedeira do carrapato-estrela, transmissor da bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da Febre Maculosa Brasileira, uma grave zoonose que pode afetar humanos.

Texto retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Capivara

Foto retirado do site:https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-3-capivara-em-pe-perto-de-galho-de-madeira-e-grama-160583/

Foto retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/grama-parque-chao-fundamento-19289099/

Recomendações do autor:

Sendo o javali ou javaporco não traz nenhum beneficio ao agronegócio.

Não entendo o motivo a qual foi proibido a caça ou abate do javali no Brasil. já em Santa Catarina pode realizar, mas precisa ter a arma usada com registro e ter liberação para ser caçador.

Deveriam ter menor burocracia para o registro das armas e a liberação do caçador.

Proibiram o abate e deveriam já ter estudado alguma forma ou alternativa para o controle da população.

já estamos perdendo o controle da espécie.

A capivara já uma espécie que deveriam escolher alguns lugares fechados para ter e poderem se procriar.

Lá deveriam ter um biológo ou médico veterinário para o controle de doenças, pragas, nascimentos e mortalidades.

bettiovanio

Uma idéia que saiu do papel após um longo tempo de experiência vivida no meio rural.Sabendo dos seus desafios e procurando encontrar uma saída para ajudar o produtor rural a ganhar conhecimento e ao mesmo tempo levando informações as pessoas que não tem o convívio do meio rural explicando como é a realidade do nosso produtor rural.Como realmente acontece a produção de um litro de leite, um kg de carne, uma bandeja de ovos entre várias fontes de alimentação que estão em nossa mesa todos os dias.

Deixe um comentário